segunda-feira, 16 de março de 2009

Tributo ao Racional Tim Maia homenageia obra do síndico



Quando Sebastião Rodrigues, o saudoso Tim Maia, produziu os dois volumes de Tim Maia Racional, nem o mais otimista poderia imaginar que aquele trabalho dedicado à Cultura Racional se tornaria influência para músicos e aficcionados no Brasil e no mundo, e que estaria tão presente mais de 30 anos depois.

Prova disso são as releituras e homenagens feitas por artistas renomados como Frejat, Racionais e Instituto além de celebrações como um certo Tributo ao Racional Tim Maia, realizado na cidade de Belo Horizonte pelos músicos do Black Sonora e que chega agora à sua 7ª edição unindo tribos diversas.

Tudo começou em 2004 quando um grupo de amigos, que haviam descoberto o Tim Maia Racional há pouco tempo, resolveu fazer uma festa para tocar especificamente as músicas desta fase.

A idéia era a seguinte, reunir parceiros e gente que tivesse afinidade com o mestre do soul brazuca em torno de uma celebração à obra mais cultuada do músico. O sucesso foi tanto que o projeto continuou, tornando-se parte do calendário cultural da cidade. Nas edições seguintes o tributo contou com as participações de grandes artistas da cena local e nacional, como Marku Ribas, Júlia Ribas, o carioca Bnegão, Sérgio Pererê, Raquel Coutinho, Alexandre Massau, DJs Fausto, Roger Dee e uma infinidade de talentos que ajudaram a fazer a história do evento com shows memoráveis.

Em sua sétima edição o tributo espalhou a filosofia racional também pelos muros da cidade, com belíssimos trabalhos dos grafiteiros Hyper, Iron 2, Gud e MTN. O Duelo de Mcs, que acontece no Viaduto Santa Tereza, ponto de encontro dos repentistas urbanos e demais adeptos da cultura hip-hop, teve uma noite especial dedicada ao síndico. Os freestyles e desafios verbais dos mcs tiveram as músicas do Tim Maia Racional como base, todas tocadas pela moçada do Black Sonora. Grooveira total!

Até o dia 21 de março a frase mais ouvida na cidade será “leia o livro”. Este ano os convidados para o Tributo são Pedro Morais, Marina Machado, Renegado, Gurila Mangani, o tecladista André Lima , os djs Anonimo e Spider, entre outras participações eventuais (os tradicionais convites de última hora para participar do show).

Roger Deff é vocal do Julgamento, jornalista, leitor de Hqs e, claro, ouvinte compulsivo do Tim Maia

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br