quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Black Sonora no Acervo Sonora do Museu Abílio Barreto

Museu Histórico Abílio Barreto monta exposição com objetos que marcaram a vida dos moradores de Belo Horizonte. Embalagens, máquinas, vidros de iogurte e canções foram doados à instituição
por Walter Sebastião


Quando Belo Horizonte fez 50 anos, o filatelista e dono de gráfica Hugo Castro, por iniciativa própria, imprimiu um selo comemorativo da data. O funcionário público Gilberto César colecionou, ao longo de toda a vida, objetos como maçanetas, interruptores e embalagens de vidro de iogurte. Priscila Freire recolheu um fragmento de elemento decorativo da fachada de um colégio demolido. Gervásio Horta criou coleção de canções que têm Belo Horizonte como tema. Estavam guardados com a advogada Silma Mendes Berti o arquivo, a biblioteca e os objetos de trabalho do arquiteto Raffaelo Berti (1900-1972), responsável pela sede da prefeitura da capital e pelos prédios do Hospital Felício Rocho, Santa Casa e Minas Tênis Clube.

O selo, as maçanetas, o vidro de iogurte, o fragmento do colégio desaparecido, desenhos do arquiteto e as canções de Gervásio Horta integram a exposição Novos acervos MHAB 2003-2008, que o público poderá conferir a partir de amanhã. O evento comemora os 65 anos do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), apresentando objetos que, há 50 anos, ninguém imaginaria ver no museu, como embalagens, máquinas de escrever e de contabilidade, navalhas ou fotos dos anos 1970 e 1980.


“Museu não é só lugar de grandes eventos, de grandes personagens, ou de objetos portentosos e grandiosos”, avisa José Neves Bittencourt, coordenador técnico do MHAB. “Museu é um grande arquivo que fala da história da cidade e de suas várias dinâmicas com artefatos de diversas categorias. É isso que estamos mostrando na exposição”, explica.


Bittencourt lembra que a Belo Horizonte de cinco décadas atrás deu lugar a outra cidade. “Daqui a 50 anos, talvez em até em menos tempo, a fisionomia seja outra”, completa, observando que, nos anos 1960, não existiam bairros como o Buritis e o Belvedere. Essa situação obriga especialistas em museologia e patrimônio a enfrentar um desafio: “Identificar, selecionar e salvar objetos que serão os únicos testemunhos de um mundo que se transforma freneticamente”.


De acordo com o coordenador, é essencial as pessoas encaminharem ao museu objetos que, na opinião delas, possam somar algo à memória de Belo Horizonte. As doações serão muito bem recebidas, analisadas e, se aprovadas, incorporadas ao acervo”, conta. “Pode ser qualquer coisa: fotos, documentos, livros, mobiliário, equipamentos ou objetos”. A comissão técnica prioriza objetos que complementem as coleções do museu e a relação deles com a cidade, sua memória e identidade. “Do cruzamento desses objetos podemos ler e interpretar a cidade – ela mesma artefato em perpétua construção pela dialética entre criação e destruição”, observa.

A sensação de desenvolvimento veloz experimentado por BH talvez se deva ao fato de a cidade se concentrar em espaço pequeno – “um quinto do Rio de Janeiro”, lembra Bittencourt. Em meio à “fome de espaço”, a disputa é grande e a capital não pára de se transformar. Isso cobra dos especialistas maior precisão na identificação, pesquisa e formação de acervos. “Temos de atuar quase como arqueólogos para recuperar contextos desaparecidos”, lembra.

DOAÇÕES

A mostra exibe peças doadas por dezenas de pessoas. Revelando um pouco da vida delas, conta muito da história de Belo Horizonte nos últimos 40 anos. Algumas canções passarão a integrar o acervo do Museu Histórico Abílio Barreto. São elas: Praça Sete, Lindo Barro Preto, Mercado Central, Bela Belô e Rua da Bahia, de Gervásio Horta; Anos Savassi e Belo Horizonte de antigamente, de Pacífico Mascarenhas; O mar para mim, do Black Sonora; A outra cidade, de Makely Ka; Belo caso de amor, de Paulinho Pedra Azul. Em ritmo de marcha, samba, bossa nova e rock, as composições celebram a capital, suas ruas e bairros. “Há muitas outras, mas não estão gravadas ou a cessão de direitos é processo que consome mais tempo”, explica Miriam Campas, responsável pela seleção musical.

“Essa homenagem deixa a gente velho mas é sinal de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Sem modéstia, sou o compositor que fez mais músicas para Belo Horizonte”, comemora Gervásio Horta, de 69 anos – mineiro de Teófilo Otoni, que vive na capital desde 1954. Em 1961, depois de gravar Rua da Bahia em São Paulo, Gervásio e o parceiro Rômulo Paes foram comemorar o feito, de madrugada, no bar paulistano Ponto Chic. Adoniram Barbosa (1910-1982), compositor de Trem das onze, amigo de Rômulo, sentou-se na mesa com eles. “Ele nos disse: ‘Que coisa boa cantar a cidade de vocês. Se não fizerem isso, quem vai fazer?’. Fiquei impressionado, aquela observação ficou gravada em mim”, lembra Gervásio. “Os autores mais antigos tinham mais compromisso com as cidades onde viviam”, diz ele, citando composições de Dorival Caymmi para a Bahia, dos cariocas para o Rio de Janeiro dos anos 1950 ou de Adoniram para São Paulo. O veterano compositor mineiro elogia Paulinho Pedra Azul pela canção dedicada à capital de Minas.


MHAB 2003-2008

Abertura hoje, às 16h, para convidados. Aberta ao público a partir de amanhã. Objetos, fotos, documentos e canções. Museu Histórico Abílio Barreto, Avenida Prudente de Moraes, 202, Cidade Jardim, (31) 3277-8573. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h; quintas-feiras até 21h.

Estado de Minas, 27/02/2008
fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=586344&page=5

Um comentário:

Anônimo disse...

Вот еще немного ссылок на тему, Мамочка Для Секса

Фото Знакомства Женщины - http://wayneyoshio.dousetsu.com
Видео Позы Секса Для Беременных - http://kieranoleg.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Полных Людей - http://guytyrone.dousetsu.com
Фото Мужчин С Сайта Знакомств - http://baxterciaran.dousetsu.com
Tatar Сайт Знакомств - http://rajanigel.dousetsu.com
Познакомились В Интернете И Поженились - http://avrameric.dousetsu.com
Зеленоградский Сайт Знакомств - http://tanekjonas.dousetsu.com
Сайт Знакомств От 50 Лет - http://jakeememerson.dousetsu.com
Движок Знакомств - http://masonslade.dousetsu.com
Секс Игры Для Мобильного - http://grahamcedric.dousetsu.com
Planet Знакомства - http://abeljakeem.dousetsu.com
Знакомства Сегодня - http://clarkeburton.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Эстонии - http://hedleymicah.dousetsu.com
Секс Для Oblivion - http://rashadezekiel.dousetsu.com
Возраст Для Первого Секса - http://dillonoleg.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://rudyardroth.dousetsu.com
Онлайн Секс Чат Девушки - http://jacksonerasmus.dousetsu.com
Секс Видио Чат Онлайн - http://gilzane.dousetsu.com
Секс Чат Майл - http://jerryemery.dousetsu.com
Вирт Знакомства Чат - http://brianleroy.dousetsu.com
Хочу Познакомиться С Итальянцем - http://borisalec.dousetsu.com
Красноярский Сайт Знакомств - http://mylesmicah.dousetsu.com
Откровенные Знакомства - http://clintonmalik.dousetsu.com
Сервер Знакомств - http://dominicarden.dousetsu.com
Самые Большие Сайты Знакомств - http://peterdieter.dousetsu.com
Замужние Женщины Для Секса - http://ezekieluriah.dousetsu.com
Девушки Для Секса Ярославль - http://kaseemraja.dousetsu.com
Секс Игрушки Для Котов - http://herrodandrew.dousetsu.com
Опен Сайт Знакомств - http://ryanigor.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Лесбиянок - http://traviskareem.dousetsu.com
Знакомства Mail Ru Без Регистрации - http://yulinicholas.dousetsu.com
Мамаба Сайт Знакомств - http://alicolby.dousetsu.com
Знакомства Нефтекамск - http://uptonwilliam.dousetsu.com
Знакомства Для Секса За Деньги - http://wadeodysseus.dousetsu.com
Донецкий Сайт Знакомств - http://stoneblaze.dousetsu.com
Лесби Чат Знакомств - http://paulelijah.dousetsu.com
Знакомства Лучшие - http://brennanknox.dousetsu.com
Ищу Девушку Для Виртуального Секса - http://marshallconan.dousetsu.com
Nirvana Сайт Знакомств - http://patrickmagee.dousetsu.com
Сайт Серьезных Знакомств - http://channingjohn.dousetsu.com
Знакомства В Москве И Московской - http://isaacdriscoll.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Мариуполе - http://eltonjarrod.dousetsu.com
Знакомства Через Веб - http://nolanmacaulay.dousetsu.com
Необычные Позы Для Секса Фото - http://joelkennedy.dousetsu.com
Девушки Для Секса В Уфе - http://hoyttanner.dousetsu.com
Секс Для Удовольствия - http://grayulric.dousetsu.com
Юины Для Секса - http://colthoward.dousetsu.com
Реальные Встречи Для Секса - http://lucianorson.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://berkchanning.dousetsu.com
Давай Познакомимся Стихи - http://ericmarshall.dousetsu.com

BlogBlogs.Com.Br