terça-feira, 11 de agosto de 2009

Começa amanhã o Horizonte Blues Jazz Instrumental

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa???



Durante o mês de agosto, Belo Horizonte ganha mais um festival voltado para os amantes de blues e do jazz. O "Horizonte Blues Jazz Instrumental" vai reunir, no Centro Cultural Padre Eustáquio, os principais músicos da cidade em um mix cultural apresentado em diferentes linguagens. Os amantes do gênero vão se deliciar durante todo o mês com filmes, documentários e exposições e, no dia 16, a partir das 11 horas, poderão curtir o clímax da festa, com as apresentações de bandas e músicos que trazem a alma do blues e jazz para a comunidade. O evento, com entrada gratuita, é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro Cultural, que fica na rua Jacutinga, 821, bairro Padre Eustáquio, em parceria com o Sesc/MG.

Destaque na programação do Festival, as apresentações musicais prometem entusiasmar o público no dia 16. Várias vertentes do Blues e Jazz instrumental marcam presença, desde o fusion, linguagem clássica do blues, passando por estilos mais puristas ao gênero, como o groove, até mais radiofônicas, como do rock blues. Segundo o curador do evento, Aristóteles Caetano, uma oportunidade única para a comunidade "abrir os seus horizontes para os novos e velhos sons".

As apresentações serão dinâmicas. Às 11 horas, a Sociedade Musical Carlos Gomes, mais antiga banda instrumental de Minas Gerais, abre a festa. Em seguida, é a vez da banda "Flying Hands Fusion" e da "Cia Starling", com o melhor do blues instrumental. Às 12h30, a banda "Mangassô" traz uma mistura do jazz com o soul e o brasileiríssimo samba. Logo após, sobe ao palco o músico Auder Júnior, para apresentar, juntamente com sua banda "Blues Bang", os grandes momentos do Rock and Blues. Para fechar a festa, a banda "Yer Blues" traz à tona a memória dos mestres do blues, como BB King, Muddy Watters, Albert King, Robert Johnson e Buddy Guy, e a banda "Legado Blues" toca o melhor do estilo groove, com a participação especial do "Quarteto Seteclávio". Durante os intervalos dos shows, a Dj Paloma Santos e o Dj Yuga não deixarão ninguém parado.

Aristóteles Caetano afirma que o Festival visa valorizar o trabalho autoral dos músicos e promover a descentralização do gênero na cidade. "Queremos levar para as regiões periféricas um projeto de Jazz e Blues, pois em Belo Horizonte, eventos como estes estão centralizados na região Centro-Sul". Segundo ele, levar o gênero para um espaço público e de forma gratuita é a realização de um sonho e uma conquista da comunidade. "a intenção é movimentar, provocar, divulgar, mostrando que o interesse pelo gênero não tem classe social, pelo contrário, atraí a todos pela sua musicalidade e charme", completa.

Mais atrações

O Festival Horizonte Blues Jazz Instrumental não se resume somente às apresentações musicais. Além dos shows, o Centro Cultural também recebe a exposição "Jazz em Evidência", com desenhos, pinturas, telas e fotografias de artistas plásticos que tiveram inspiração nos gêneros blues e jazz, entre eles, Marcos Kaoy que transforma vinil em obras de artes, realizando uma verdadeira viagem na pintura e na história musical. O evento conta também com uma mostra de filmes e clipes em diferentes dias e horários. Nas telas um pouco da história dos gêneros, como no filme "Jazz um filme de Ken Burns", e clipes clássicos e contemporâneos, como de Ray Charles e Narah Jones. O Festival oferece ainda oficinas de Voz e Guitarra com especialistas convidados pelo Centro Cultural, no dia 15 de agosto, às 15h.

Festival Horizonte Blues Jazz Instrumental
Data de 12 a 30 de agosto; apresentações musicais, dia 16
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (Feira coberta)
Mais Informações: CCPE - (31) 3277-7269
Aristóteles Caetano - (31) 8678-5771 / 3411-1507

Apresentações Musicais
11h - Sociedade Mucisal Carlos Gomes
11h30 - Flying Hands Fusion
12h - Cia Starling
12h 30 - Mangassô
13h30 - Auder Jr. & Blues Bang
14h30 - Yer Blues
15h30 - Legado Blues (participação do Quarteto Seteclávio)
Nos Intervalos entre as bandas - ambientação com a DJ Paloma Santos e o DJ Yuga
Data: 16 de agosto, sábado

Exposições
Aristóteles Caetano - Cria cenários musicais por meio do desenho
Marcos Kaoy - Transforma vinil em obras de artes
Renato Lopes - Desenhos de personagens e cenários de uma vida noturna
Tales Sabará - Personagens boêmios ganham vida em retratos pintados
Data: de 12 a 30 de agosto, das 8h às 17h

Oficinas e Workshops
Voz, com o músico Geovani Trigueiro - dia 15, às 15h
Guitarra, com o guitarrista Marcelo Ferreira, dia 15, às 15h

Exibição de Vídeos e Clipes
Dia 5, às 19h30 - Vídeo "Blues Brother´s"
Dia 12, às 19h30 - Vídeo "Norah Jones live in New Orleans"
Dia 14, às 16h30 - Vídeo "The Commitments"
Dia 15, às 14h - Vídeo "The Blues"
Dia 19, às 19h30 - Vídeo "Ray Charles"
De 24 a 29, às 15h - Vídeo "Jazz um filme de Ken Burns"
Dia 26, às 19h30 - Vídeo "Nina Simone - Live at Montreux 1976"

No mais... aquele abrAÇO e espalhe a palavra

Yuga

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br