terça-feira, 18 de agosto de 2009

Música de todos os palcos

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa???

Acabei de receber esta matéria através do Twitter pelo seguidor @alimdul, valeu demais, visse?

Feira da Música
Música de todos os palcos

Com cinco palcos e mais de 60 shows, começa amanhã a oitava edição da Feira da Música. De dia, músicos e produtores encontram-se no Sebrae. À noite, a música toma conta da Praça Verde do Centro Dragão do Mar e do Sesc Iracema

Alinne Rodrigues
alinnerodrigues@opovo.com.br
18 Ago 2009 - 02h33min

Começou em janeiro a corrida para definir a programação deste ano da Feira da Música. Foram cerca de 570 inscrições de grupos e artistas da América Latina e dois meses de seleção. Ao final, mais de 60 artistas - de estilos que vão da música de raiz ao rock - foram escalados para compor a festa dos quatro dias do festival. Este ano, a maior novidade com relação aos shows é com relação aos palcos: a Praça Verde do Dragão do Mar substitui o Poço da Draga, e o Sesc Senac Iracema, no entorno do centro cultural, entra como mais um espaço para a música.

Na Feira, a palavra de ordem é a diversidade. São cinco palcos, cada um com sua especificidade: “Temos um com programação de rock, outro com música instrumental, temos uma mostra de música de raiz, de tradição popular, um palco que é da diversidade, para mostrar a diversidade cultural, e outro palco que é o Brasil Independente, que a gente coloca os expoentes que estão circulando e tendo uma visibilidade no circuito”, explica Ivan Ferraro, produtor do evento.

Para ele, é difícil apontar destaques na programação. “Os quatros dias da Feira estão imperdíveis. Temos não só programação artística, mas discussões, painéis, oficinas, grupos de trabalho. A grande importância do evento é essa programação de discussão de políticas públicas para a música muito intensa. Vamos ter a Funarte, o Ministério da Cultura, a Associação Brasileira dos Festivais Independentes, a Associação Brasileira de Rádios Públicas, além de pessoas que estão envolvidas na construção de caminhos para a música independente”, diz Ivan.

Mas, se de dia a hora é da discussão e da construção da cadeia produtiva da música independente, à noite é a hora de conferir os artistas em ação. Nesta edição da Feira, a presença de nomes que se apresentam pela primeira vez na Capital fortalece a programação. É o caso da mineira Érika Machado (quinta, 20, na Praça Verde) - que lançou, em 2006, o disco No Cimento, produzido por John Ulhoa (Pato Fu), com quem continua trabalhando - e da paulista Anelis Assumpção (sexta, 21, na Praça Verde) - filha de Itamar Assumpção, que mistura samba, reggae e hip hop à poesia. Quem também estreia por aqui é o grupo argentino Los Cocineros (sexta, na Praça Verde), cuja receita une pop rock, bolero, tango e uma dose de bom humor.

A verdade é que vários outros nomes da programação musical merecem destaque. Para a tarefa de indicá-los, o Vida & Arte convidou quatro rapazes tarimbados, cada um com um gosto diferente - para não deixar ninguém de fora. O DJ Guga de Castro, que comanda as noites de sexta do Buoni Amici’s com a Farra na Casa Alheia, destaca duas atrações de ritmos mais brasileiros: “A primeira é o Marku Ribas (quinta, 20, na Praça Verde), cantor e compositor mineiro da década de 1970 que foi recém-descoberto por esta geração”. Marku é conhecido pela mistura de elementos da música afro com o samba e o balanço. “Outra banda que tem grande expressão é a Academia da Berlinda (sábado, 22, na Praça Verde), de Recife. Eles fazem um som que eu adoro, uma coisa bem latina, que pega sons do Pará e é bem representativa da novíssima cena de Pernambuco”, diz o DJ.

Nessa linha suingada, o jornalista e locutor da Mix FM, Fabinho Monteiro, indica o show do grupo mineiro Black Sonora (sábado, 22, na Praça Verde): “Estava procurando no YouTube vídeos do Jackson do Pandeiro quando me deparei com a Black Sonora tocando um clássico do rei do ritmo, Capoeira Mata Um. Uma versão toda suingada, cheia de groove, muito bacana! Daí fui atrás das músicas autorais, uma mistura da legítima música brasileira com black music, hip hop, funk, reggae e ritmos latinos. Quem for ao show vai dançar muito!”.

No quesito rock, o jornalista e produtor cultural Felipe Gurgel destaca a vinda do quarteto recifense Sweet Fanny Adams (quinta, 20, no Sesc Iracema). “A banda é tão boa no palco quanto em qualquer registro de estúdio. Para alguns, o som pode soar até derivativo de Strokes e afins, mas, da performance de palco até o trabalho de timbragem dos instrumentos, eles estão num nível bem alto para o circuito independente”. De João Pessoa, o Nublado (sábado, 22, no Sesc Iracema) também passa pelas indicações de Felipe: “A banda tem um trabalho bem maduro e lançou um ótimo EP recentemente. Todas as quatro músicas do disco são hits. É tudo muito pegajoso, e o baterista é excelente”.

O palco instrumental é outro com grandes atrações. Lanny Gordin (quinta, 20, no Espaço Rogaciano Leite Filho, Dragão do Mar), conhecido como “o guitarrista da Tropicália”, volta ao Ceará para repetir o sucesso do show no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. Fabinho Monteiro ficou curioso quando, na programação, viu o grupo Músicas Intermináveis para Viagem (quinta, 20, no Centro Cultural do BNB). “Não conhecia a banda, mas o nome me chamou atenção. Aliás, o nome da banda é bom demais, né?! Fiquei curioso e joguei no MySpace. Rock instrumental de Porto Alegre, bem ‘viajandão’, que a banda define como trip rock. Uma curiosidade: são apenas duas garotas no palco, a guitarrista Laura L e a baterista Pitchu Harris. Fiquei curiosíssimo para ver ao vivo!”.

Entre as atrações locais instrumentais, o guitarrista Artur Menezes lembra a participação de Marcos Maia (quinta, 20, no Centro Cultural do BNB). “Excelente instrumentista, improvisa como ninguém! Tem o feeling que todo bom músico deve ter, aliado a uma ótima didática (Marcos também é professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará). Portanto, além de um super show, podem ter certeza que assistiremos a grande aula”.


SERVIÇO

FEIRA DA MÚSICA 2009 - De amanhã, 19, a sábado, 22. Shows na Praça Verde do Dragão do Mar, Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema, Centro Cultural do BNB, Shopping Solidário Bom Mix. Grátis. Outras informações: 3262 5011 e www.feiramusica.com.br.

CONTEÚDO EXTRA
Confira a programação musical completa da Feira da Música em
www.opovo.com.br/conteudoextra

fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/902309.html

No mais... aquele abrAÇO e espalhe a palavra

Yuga

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br